Hoje é o dia de LARGAR O CIGARRO

Ei, você com esse cigarro no dedo! Já pensou em parar de fumar? Sim? Então o dia é hoje! 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo. Mas não só por isso, é porque todo dia é uma oportunidade para recomeçar e dar uma chance ao seu organismo que nada tem a ver com as suas escolhas erradas. Sim, erradas, pois não há conhecimento de nenhum benefício que essa droga lícita possa lhe trazer. Muito pelo contrário. O tabaco é responsável hoje pela maioria das doenças cardíacas, AVC  e dos tipos de câncer mais graves, como: pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, fígado e bexiga. A ele são atribuídas 428 mortes por dia no Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, Instituto Fio Cruz e INCA. Sem contar que cada vez mais os fumantes estão excluídos do círculo social. A guerra contra esse vício é grande, com locais cada vez mais reduzidos e campanhas fortes e assustadoras.

É difícil aceitar que na época de nossos pais fazia-se campanhas dando a falsa impressão do glamour, do poder, do charme. Na verdade, nunca houve nada de bonito. Essas propagandas enganosas foram proibidas, mas o reflexo ainda é notado. Os fumantes que tiveram contato com o cigarro nessas décadas, hoje acabam sendo os pacientes com graves consequências.

Como médico, ouço relatos de pacientes diariamente de como é difícil largar esse vício, como é ruim ficar de lado nas conversas com os amigos, suportar as cobranças de filhos / filhas e demais parentes. Mas por outro lado há quem diga que faria todo o esforço novamente para parar de fumar. Que tudo valeu a pena.

Evoluímos bastante sim. Mas a batalha é grande para buscar a conscientização da necessidade de abandonar essa dependência. Hoje temos várias formas de apoio, como: medicamentos, terapias, adesivo, doces (balas e pirulitos específicos com nicotina para passar a abstinência inicial), entre outras. Mas o que vai ser determinante, não tenha dúvida: será a sua força de vontade. Pense: parar de fumar hoje pode significar a decisão mais importante da sua vida.

Giuliano Borges

Oncologista

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *