Navegantes na rota do turismo religioso de Santa Catarina é a primeira cidade do mundo a confeccionar o Maior Manto do Mundo à nossa Senhora

Quem visita Santa Catarina tem, além das belezas naturais, um roteiro especial para seguir: é o destino religioso. Há 22 santuários no estado, mas é na cidade de Navegantes que está a única Paróquia do mundo a ter feito um manto gigante para Nossa Senhora. Com população de 77.137 habitantes – segundo estimativa do IBGE – o município ainda contempla os costumes e as tradições açorianas, por isso a padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes.

A fé pela Santa teve início no século XV quando se pedia proteção durante as navegações. Por ser uma cidade litorânea, com destaque na pesca e na área portuária, Navegantes tem na sua cultura o acolhimento ao homem do mar, e alcançou ainda mais notoriedade em julho, quando conquistou o certificado pela confecção do maior manto do mundo.

No dia 2 de fevereiro de 2018, cerca de 10 mil pessoas participaram do ato de fé que entrou para a história, quando os fiéis carregaram a veste gigante durante a 122ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. O manto, que foi abençoado pelo bispo da Diocese Dom Rafael Biernaski, tinha 1.059,80 m2 e demorou 60 dias para ficar pronto. Após o trajeto, ele foi dividido em 16 mil pedaços e distribuído aos cristãos, como uma recordação do feito e um símbolo de bênçãos e proteção.

O ato religioso vai se repetir todos os anos com a confecção do manto, e inclui o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, que fica no Centro da cidade, no percurso turístico catarinense. A história da Paróquia é centenária, assim como a de vários outros locais do estado que já estão consolidados na rota da devoção. Próximo de Navegantes estão as cidades de Brusque, que se consagra com o Santuário de Azambuja reunindo o maior acervo brasileiro de arte sacra, e Nova Trento, município da primeira santa brasileira: Santa Paulina.

A expectativa é bastante positiva para o turismo religioso, que cresce todos os anos no mundo.  Dados de uma pesquisa do Sebrae revelam que no Brasil há cerca de 300 destinos de turismo religioso. No ano passado, o segmento movimentou R$ 15 bilhões no país, segundo o Ministério do Turismo.

E com a chegada de visitantes locais, de outros estados e até estrangeiros os comércios e o artesanato lucram movimentando a economia e a geração de empregos. Além disso, o roteiro de fé incentiva o surgimento de novos negócios. Somente na última temporada de verão, Santa Catarina recebeu cerca de 2,5 milhões de turistas, gerando R$ 10,1 bilhões, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *