Até sexta-feira (15), 10 apresentações serão realizadas em escolas dos bairros Cordeiros, Itaipava, Dom Bosco e Fazenda.A peça teatral "A tartaruga" é gratuita e tem como objetivo ensinar para os estudantes, sobre os benefícios da alimentação saudável e de consumir peixe.

As ações nas escolas de Itajaí fazem parte da campanha que pretende aumentar o consumo de peixe no País e oferecer mais saúde aos brasileiros. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas – ONU, o consumo de pescado no Brasil é inferior a 10 quilos por habitante ao ano, enquanto a média mundial é de 20 quilos per capita por ano. Apesar de todos os benefícios que os peixes proporcionam para a saúde, muitas famílias ainda desconhecem.

As peças teatrais são promovidas pela maior empresa de pescados em conserva na América Latina, que também participa da 14ª edição Semana do Peixe.

“Estamos muito felizes com a nossa 7ª edição da Semana do Peixe no município de Itajaí. Temos como missão neste projeto através de uma peça teatral e de maneira bem lúdica conscientizar as crianças e participantes desta semana sobre a importância do consumo do pescado, rico em nutrientes, vitaminas e proteínas. Queremos com esta ação contribuir com a busca contínua pela alimentação saudável”. Rochelli Kaminski, Diretora de Recursos Humanos da Gomes da Costa.

Na infância, o pescado é essencial na alimentação. O consumo regular de peixe, pelo menos duas vezes por semana, proporciona uma série de benefícios à saúde da criança. Segundo o Ministério da Saúde, nutrientes como iodo, ácidos graxos e ômega-3 são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso central e cognitivo das crianças. Já o cálcio, fósforo e zinco fortalecem dentes, ossos e auxiliam no correto funcionamento muscular. Também previnem doenças crônicas, como obesidade e hipertensão. O peixe pode ser introduzido na alimentação da criança a partir dos seis meses de idade, por meio de papas salgadas. Além disso, peixes como sardinha, tainha e atum são de fácil preparo, baratos e ótimas fontes de ômega 3.

É sobre tudo isso que as crianças vão aprender durante essa semana, dentro da escola. De forma lúdica, o grupo teatral de Itajaí 'Ilustríssimo Senhores', traz a história da tartaruga, que envolve uma floresta com vários animais, alguns que já estão fracos e cansados e outros com bastante disposição, boa memória e saúde. A diferença entre eles ? Uma boa alimentação e rica em pescados.

Programação:

Terça – 12/09
8h – E.E.B - Escola Elizabeth Konder – Bairro: Cordeiros
10h – Parque Dom Bosco
14h – Parque Dom Bosco
16h – E.E.B - Elizabeth Konder – Bairro: Cordeiros

Quarta – 13/09
14h – CEI Rosinha de Souza – Bairro: Cordeiros
16h – CEDIN – Centro de Educação de Tempo Integral – Bairro: Fazenda

Sexta-feira – 15/09
10h e 14h – E.E.B Profª Maria Dutra Gomes – Bairro: Dom Bosco
08h e 16h – E. E.B Francisco Celso Mafra – Bairro: Itaipava.

© 2014 Multimídia assessoria de Imprensa / Todos os direitos Reservados. Lógica Comunicação