Um legado que vai além do esporte:

                             Evento na Praia de Cabeçudas não contará com copos descartáveis

Tudo bem organizado, bem pensado para receber atletas, familiares, público. O Festival de Alma Salgada cuida dos mínimos detalhes  e quando o assunto é Meio Ambiente, não poderia ser diferente. O Row To Win Water chega em Itajaí com a bandeira da sustentabilidade. Durante os três dias de evento, não serão utilizados copos descartáveis e sim, materiais reutilizáveis. “Queremos deixar legado para essa cidade que tanto amamos. Seja com a prática esportiva e com o cuidado com o meio ambiente, com as nossas praias”, explica o idealizador do evento, Maurício Boabaid.

A iniciativa vem de encontro com o que é realizado em Itajaí. A cidade é a primeira no Brasil a assinar uma carta de compromisso de sustentabilidade da ONU, chamada: Carta de Compromisso Mares Limpos. O documento prevê ações em prol do Meio Ambiente e práticas sustentáveis que visem a redução do lixo marinho, especialmente o plástico; e minimizar o uso de plástico nas atividades do executivo municipal.

Nos dias 17, 18 e 19 de Maio, quem participar do Row Tow Win Water poderá adquirir um copo do evento nas cervejarias que estarão atendendo no local. Ao todo, 3 mil copos serão utilizados no mesmo sistema que acontece na Marejada e na Volvo Ocean Race. O visitante pode adquirir o copo no valor de R$ 5,00 e se depois não quiser ficar com o copo, basta devolvê-lo e retirar o dinheiro novamente.

E não só isso que contempla o título de evento sustentável. No último sábado (11), dezenas de voluntários se reuniram na Praia de Cabeçudas para um mutirão de limpeza. Moradores, atletas, colaboradores de instituições privadas e organização do evento recolheram lixos, plásticos, garrafas da areia e do mar. Todo material reciclável foi encaminhado para o Cooperfoz  (cooperativa de reciclagem) e os orgânicos para o aterro sanitário de Itajaí.

 

Foto: Alex Mello

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *